quarta-feira, 23 de setembro de 2009





Baseado nos estudos da Comédia Dell´Arte, estamos estudando e construindo nossas máscaras mortuárias.
A commedia dell'arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII. A “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, também sendo chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Esta forma ainda sobrevive através de alguns grupos de teatro.

Suas apresentações eram feitas pelas ruas e praças públicas. Ao chegarem à cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Seguiam apenas um roteiro, que se denominava “canovacci”, mas possuindo total liberdade de criação; os personagens eram fixos, sendo que muitos atores viviam exclusivamente esses papéis até a sua morte.

Sobre as máscaras mortuárias,nas culturas ocidentais uma máscara mortuária era feita de cera ou gesso colocada sobre o rosto de uma pessoa recém-falecida. A máscara podia ser feita para se possuir uma lembrança ou souvenir do falecido ou usada como modelo para criação de retratos. Alguns desses retratos puderam e podem ser identificados como baseados em máscaras mortuárias, dadas algumas distorções provocadas pelo gesso durante a modelagem.

Em outras culturas, a máscara era um ritual de sepultamento. As mais conhecidas dessa espécie foram as máscaras feitas pelos antigos egípcios como parte do processo de mumificação, como a máscara de Tutankhamon.

No século XVII, alguns países europeus usaram as máscaras mortuárias como efígies. No século XVIII e XIX foram usadas para registrarem rostos de desconhecidos para posterior identificação, até serem substituidas pela fotografia.

Propostas da frenologia e etnografia levaram a que se usassem máscaras (tanto de mortos como de vivos) para propósitos científicos e pseudo-científicos.

Oficina de Máscaras.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Holá para quem acessa este espaço, vamos nos embebedar de recursos, objetos cênicos, aulas de artes cênicas, enfim tudo a respeito de TEATRO que é uma paixão mundial.
Inclusive nós alunos de Licenciatura em Teatro pela UAB/UnB, começamos a construir através da disciplina Suportes Cênicos, máscaras mortuárias. é incrivel, estamos no processo de criação.